sexta-feira, 5 de março de 2010

Conhecimento


O conhecimento é uma forma de poder, de dominação. Até mais forte que o dinheiro, sendo assim em minha opinião a forma mais forte do “poder”.
O conhecimento não tem idade, classe social, cor, religião ou inteligência, portanto pode ser aprendido por todos que tem interesse no mesmo.
Existem dois tipos básicos subdivididos em: informações e a própria cultura (bagagem cultural). O conhecimento pode ser encontrado em diversos lugares como livros, revistas, jornais, TV, pessoas etc.
Informações geralmente são mais fáceis de ser adquiridas pela sua incrível volatilidade. A cultura vem de um trabalho mais longo com as informações, mas afinal qual o padrão de cultura de nossa sociedade? Para alguns ir ao teatro é cultura, para outros ouvir Raul Seixas é cultura, mas não vamos entrar em discussões,afinal não há como criar um padrão de cultura que agrade a todos os gostos.
A grande chave do conhecimento é a sabedoria, como aliar informações e cultura de uma forma pratica e interessante? Bom só os mais velhos sabem por quê... E ai ficamos naquele “você não sabe por que está obedecendo ordens, mas eles sabem porque estão mandando”

5 comentários:

  1. Olá!

    Infelizmente a cada dia que passa a cultura se perde em nossa sociedade, vemos tantas pessoas discutindo besteiras, brigando por besteiras.
    Isso para mim nunca foi cultura!

    Concordo com tudo que vc disse, principalmente com:
    “você não sabe por que está obedecendo ordens, mas eles sabem porque estão mandando” rsrs super fato, mas pq sera que eles dão tantas ordens? Nas escolas por exemplo, tudo bem que precisa de regras, mas as pessoas também precisam de liberdade, oq os alunos vão aprender se são mandados o tempo todo? tipo "cala boca e obedece", "cala a boca e olha pra frente pq isso vai cair na prova" [a pessoa acerta a questão na prova, dai a um mês não lembra mais nada =D]

    Seu blog está super bacana, adorei!

    beijos de fada!

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade, mais vale lembrar que vale da vontade de cada um. Todos tem um livre-Arbitreo em que podem decidir o que fazer.

    ResponderExcluir
  3. :)interessante texto :)

    O conhecimento, aprender, é também um deleite.

    "ALTRO DILETTO, CHE'MPARAR, NON PROVO"

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Freud e eu somos da mesma opinião. Como ele escreveu: "O conhecimento é poder" Outrossim: gosto muito das músicas do Raul Seixas e também acho que é cultura pura. Parabéns pelo ótimo texto, você escrever muito bem: conciso, claro e muito agradável de ser lido.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, parec que as coisas vão se perdendo
    Mas, estou aqui para lhe convidar a visitar o meu blog e se possivel seguirmos juntos por eles
    Estarei grato esperando por vc
    abrass
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir